A tradicional receita italiana do zero: do biscoito savoiardi ao creme de queijo, por Lícia de Melo
Se você não consome leite ou ovos, imagino que faz muito tempo que não prove essa sobremesa deliciosa à base de café. Ela leva biscoito savoiardi/tipo champanhe, que tradicionalmente tem como base ovos; e queijo mascarpone, feito à base de leite animal. A Lícia (que cria e produz maravilhas da confeitaria vegana na sua marca Afrodite-se) veganizou para a gente tanto o biscoito, usando aquafaba (água do cozimento do grão de bico), quanto o creme mascarpone, usando aqui nosso queijo cremoso. Essa é uma daquelas receitas para anotar no caderninho e fazer em ocasiões especiais. O resultado ficou incrível, e a gente compartilha em etapas aqui para vocês.
Tiramissu
Parte 1: Biscoito savoiardi (ou champanhe)
Rendimento: 22 biscoitos
Essa etapa incluí dois processos, o preparo do merengue e o da massa do biscoito.
Ingredientes
1. Merengue
120g de aquafaba (o líquido gelado de 1 lata e meia de grão de bico enlatado)
140g de açúcar demerara pulverizado (batido no liquidificador) ou branco
½ colher de chá de cremor tártaro
¼ colher de chá de goma xantana
30g de óleo de girassol
Raspas de laranja ou extrato saborizando da sua preferência
2. Massa
240g de farinha de trigo
30g de amido
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
45g de açúcar demerara para finalização
Preparo
Em uma batedeira com o globo, adicione a aquafaba gelada e bata em velocidade alta por aproximadamente 3min ou até que não veja mais líquido, apenas espuma. Continue com a batedeira ligada durante a adição de todos os ingredientes. Adicione o cremor tártaro e a goma xantana. Depois de bem incorporado e assim que perceber que a mistura se tornou mais densa, adicione, aos poucos, o açúcar. Mantenha na velocidade alta por pelo menos 8min.
Enquanto a batedeira trabalha, peneire os secos em um bowl. Com o seu merengue bem estabilizado, adicione o saborizante da sua preferência e o óleo delicadamente em fio. Peneire os secos no merengue em 3 partes, misturando somente até que tudo seja incorporado. Essa etapa pode ser feita a mão ou com a raquete da batedeira. Permita que a massa descanse por 10min.
Pré aqueça o forno a 170°C. Transfira a massa para um saco de confeitar (caso tenha, opte por usar um bico perlê de 1cm), e forre a assadeira com papel manteiga.
Manuseie o saco de confeitar com pressão alta, e forme tiras de aproximadamente 8cm (ou do tamanho que mais se adequar ao recipiente em que montará a sobremesa). Mantenha os biscoitos afastados um dos outros para que não grudem entre si. Finalize cada biscoito com um pouco de açúcar demerara.
Asse por 20min à 170°C (ou até que estejam firmes ao toque e com base levemente dourada).
Parte 2: Montagem do tiramissu
Ingredientes
3 potes de queijo cremoso natural Folha
130g de açúcar demerara pulverizado (ou branco)
45g de cacau 100%
300g de café forte
Preparo
Prepare o café (nessa receita foram usados 35g de pó para 300g de água) e deixe esfriar. Misture o queijo cremoso com o açúcar e reserve.
Mergulhe os biscoitos no café e disponha forrando o fundo de um refratário (aqui foi usado um refratário de 14cm x 14cm x 5cm).Com uma peneira fina, polvilhe cacau cobrindo os biscoitos. Adicione ⅓ da mistura de queijo cremoso com açúcar, alisando com uma espátula. Repita o processo e finalize polvilhando cacau em pó.
Refrigere por pelo menos 4h (fica melhor de um dia para o outro), sirva gelado e aproveite!
Gostou da receita? Quando fizer compartilha com a gente! O queijo cremoso usado na receita você encontra em nosso site, clicando aqui. As fotos lindas são da Gabi Sinkoc. E para acompanhar o trabalho da Lícia e provar as delícias que ela faz, siga sua marca Afrodite-se, no Instagram.
Comments